segunda-feira, 23 de abril de 2012

Redes Sociais: como gerir a minha página?

segunda-feira, 23 de abril de 2012
Hoje volto ao tema "Redes Sociais" e no fenómeno de páginas de pequenos negócios que têm vindo a surgir, principalmente, no Facebook.

A verdade é que este fenómeno tem uma explicação que já todos conhecemos: com a actual crise, o número de desemprego e os baixos salários, muitos optaram por fazer evidenciar os seus dotes nas redes e tornando-os num pequeno negócio das horas vagas.

Mas nem todos sabem como gerir este pequeno negócio, como fazer aumentar o seu número de amigos na página convertendo-os em clientes, como gerir as reacções, os comentários, as fotos...a resposta baseia-se na palavra: dedicação.

Primeiro que tudo centre-se no seu produto e pense na forma que o quer transmitir. Preocupe-se em organizar os álbuns de fotos dos produtos que quer demonstrar, em descrever o seu "conceito" nos espaços para efeito com uma linguagem cuidada, em escolher a imagem de perfil e a de capa, imagens que à primeira vista possam demonstrar aquilo que faz.

Depois preocupe-se com as fotos que vai publicar. Esqueça as fotografias tiradas à noite com pouca luz e sem qualidade ou então com fundos demasiado coloridos. Vai vender colares? Tire fotografias com fundos lisos e neutros (Branco ou Preto) sem enfeites, com o máximo de luz natural. Aproveite as funcionalidades da sua máquina e vá testando. Não faça zoom, aproxime você mesmo, o zoom diminui a qualidade das fotos. Imagine-se um fotografo e vá experimentando até achar que tirou aquela foto que caso você fosse o cliente, compraria a peça.

Descreva em breves palavras aquilo que faz, com linguagem cuidada e directa, sem demasiadas palavras "difíceis". Lembre-se que o objectivo não é vender o negócio, é vender as peças. Por isso centre-se em 1 ou 2 parágrafos que explique o que faz, com que objectivo e o que diferencia as suas peças.

Organize-se e pense de que forma quer publicar na página. Não publique de 2 em 2 minutos, vai cansar os utilizadores e obrigá-los a fazer "Não gosto". Mantenha uma cadência, mas distante. Se quer algo recorrente, procure os 30 minutos, vá publicando fotos diferentes e com uma simples frase. E acima de tudo, mantenha um horário de inicio e fim para educar os visitantes. Não fique a publicar até às 3 da manhã e no dia seguinte só comece às 12h. Lembre-se que se é um negócio que pretende, os negócios têm horário de abertura e fecho e por isso os visitantes saberão em que horário poderão lá ir para falar consigo.

E acima de tudo, há um maior apontamento a fazer: Não pedinche amigos. Não envie mensagens a toda a gente a pedir que cliquem na sua página, não deixe comentários nas outras páginas a pedir o mesmo. A melhor publicidade é o boca-a-boca mas as pessoas que clicam na sua página têm de clicar porque gostam dos seus produtos. O objectivo é ter um grande número de amigos ou grupo de pessoas que gostam do que você faz e até compram? Então concentre-se em mostrar os seus produtos, em explicar para que servem, como podem ser utilizados, que cuidados devem ter.

Preocupe-se em estar atento ao que as pessoas comentam e responda sempre, publique artigos relacionados com o que faz ou imagens que inspirem o seu trabalho. Tenha um e-mail de contacto sempre visível e mantenha a sua caixa de e-mail actualizada.

Faça alguns passatempos mas não faça todos os dias, a toda a hora, senão vai encher a sua página de pessoas que procuram produtos de graça e não de pessoas que podem comprar.

Se o objectivo é fazer do seu hobby um negócio, então haja como alguém que tem um negócio e não como alguém que só quer passar umas horas no facebook a publicar tudo e mais alguma coisa.

Estude, personalize, diferencie-se.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Comunica-te!