quarta-feira, 16 de maio de 2012

Incentivar os funcionários

quarta-feira, 16 de maio de 2012
Existem muitas empresas que acham que a palavra incentivo é significado de mais dinheiro na conta do funcionário a cada final de mês. Claro que nos dias de hoje esse é o tipo de incentivo mais valorizado, mas há uma outra forma de valorizar e incentivar o funcionário para as suas actividades e que sai bem mais em conta na factura da empresa.

Em Portugal o conceito de valorização é raro. É raro o chefe ou entidade empregadora que diz "gostei muito do seu trabalho", mas a percentagem inverte quando ele diz "você fez tudo mal!", e é aqui que o vírus mora. Uma das formas de incentivo mais eficazes é precisamente através das palavras, através de simples frases que demonstrem que se gostou do trabalho que ele desenvolveu, da atitude que teve... e explicar inclusive que vantagens isso trouxe para a empresa.

Está claro que também é muito importante referir os erros, mas quando se fala em referir não se trata de referir agressivamente, trata-se sim de fazer uma crítica no sentido construtivo. Explicar o que fez de errado, perceber os motivos que o levaram a fazer errado e mostrar formas de fazer correctamente. Muitas vezes um funcionário comete erros porque lhe transmitiram mal a forma como deve executar as suas tarefas e nunca lhe explicaram as implicações que elas têm no dia-a-dia da empresa, portanto a palavra de ordem é esclarecer.

Um funcionário esclarecido, que vê reconhecido o seu mérito e compreende os seus erros, não só ajuda a gerar uma boa imagem da empresa, uma comunicação interna e externa, como também se revela um funcionário incentivo, que incentiva a equipa com quem trabalha e que incentiva ideias, e ainda demonstra melhor as suas capacidades para ajudar no desempenho da empresa.

Mais uma vez com 0€ e a palavra "Comunicação" pode gerar mais benefícios para a sua empresa.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Comunica-te!