quarta-feira, 31 de março de 2010

A responsabilidade do E-MAIL

quarta-feira, 31 de março de 2010

Existem marcas que ainda ignoram a importância que o e-mail tem nos dias de hoje. A verdade, é que as mesmas são bombardeadas diariamente com eles, mas também é verdade que ignorá-los pode traduzir-se num fracasso da marca e numa queda de notoriedade no mercado.

A opção pelo envio de e-mails em detrimento dos telefonemas, torna-se cada vez mais usual, também porque o mesmo torna-se numa poupança muito elevada de recursos. Embora as empresas de telecomunicações tenham tarifários próprios para empresas e as transportadoras sigam o mesmo caminho, já não há um director ou até um funcionário da limpeza que prefira enviar um e-mail a fazer um telefonema e as razões são simples: Como já referi a poupança económica, a poupança de tempo, a melhoria na escrita e a capacidade de enviar imagens e outros ficheiros que até antes só era possível no incapacitante FAX, poupando consequentemente nos gastos de papel e ajudando na melhoria ambiental.
São imensas as razões para se optar pelo envio de um e-mail para resolver assuntos pendentes ou passar informes, até as empresas do estado estão a optar pelo sistema, mas a questão é: até que ponto aguém tem capacidade de responder a todos os e-mails e fazer uma gestão eficiente dos mesmos?

Nas estatais já verificamos que a resposta é demorada e muitas vezes os mesmos são ignorados, nas privadas muitos e-mails são avaliados mediante o tema no "assunto". A solução é básica e tem apenas 2 pontos: o 1º, o funcionário tem de ser agil informáticamente e ter uma apurada capacidade de gerir tempo e prioridades e o 2º, a empresa investir num software ou CRM de gestão.

Uma empresa, seja grande ou pequena, tem necessariamente de o fazer nos dias de hoje, porque senão vamos continuar a ouvir a banal frase "Enviou-me um e-mail? ahhh envie novamente, porque recebo tantos que não vejo metade". Refiro ainda que esta banal frase vai tornar-se cada vez mais desadequada e daqui a uns tempos mostrar a incapacidade de um funcionário. Seja ele um gestor, seja ele um secretário, seja ele o encarregado de limpezas.

É mais um exemplo da elevada importância que tem a adesão das empresas às novas tecnologias de comunicação

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