Seguindo o conteúdo do post anterior em que vos falei da possibilidade que o Facebook gera para vender produtos mas não serviços, hoje venho falar/explicar de que forma uma empresa de serviços pode "alimentar" a sua página numa rede social com o intuito de vender mas não directamente.
Como expliquei antes vender um produto é totalmente diferente de vender um serviço. Um produto é palpável, o cliente sabe que vai receber um objecto em troca do pagamento que vai fazer, mas um serviço de consultadoria, por exemplo, já não é assim e então de que forma podemos vender esse serviço, fazer chegá-lo até ao cliente através do Facebook?
Primeiro que tudo há que reconhecer que o objectivo não é vender o serviço, mas sim dar a conhecê-lo. O que vamos fazer é gerar comunicação com ele, falar com os "amigos" sobre ele, sobre experiências, mostrar clientes, o escritório, eventos... mas nunca vamos dizer-lhe: compra! custa x!
Enquanto que para vender uma caneta o que tem de fazer é apenas mostrá-la e explicar a sua utilidade ao cliente, no serviço o que tem de mostrar é experiências anteriores, o espaço onde presta o serviço, portfólio.
E é precisamente de portfólio que vamos fazer o Facebook de uma empresa de serviços. Organizámos álbuns de fotos com o que já aqui falei (experiências anteriores, clientes, eventos, fotos da empresa, colaboradores...) e depois nos conteúdos de texto que publicámos o que fazemos é simplesmente abordar o tema em que trabalhámos. Não precisamos de publicar constantemente "a nossa empresa faz isto ou faz aquilo, consulte-nos", podemos publicar notícias sobre a área de negócio onde estamos inseridos ou sobre algum tema que esteja relacionado com a empresa, relatar um pouco sobre trabalhos que estejam relacionados que possam ser divulgados ou outro conteúdo desde que ele seja sempre direccionado para aquilo que faz, que a sua empresa presta e para aquilo que os "amigos" que "gostaram" da sua página procuraram no momento em que clicaram nela.
Pode inclusive direccionar clientes ou potenciais clientes para a sua página no facebook, "visite-a e veja um pouco daquilo que temos feito, é o nosso portfólio online".
É desta forma que uma empresa de serviços pode e deve encarar a sua presença numa rede social, não trabalhar a venda directa, não pedir que lhe comprem serviços, mas sim mostrá-los, criar sociedade, relação com o "amigo", partilhar o que faz, dar notoriedade, mostrar experiência.
Pode ainda aproveitar esta estratégia e segui-la também no Pinterest
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