sexta-feira, 29 de junho de 2012

Vender serviços no Facebook?

sexta-feira, 29 de junho de 2012
Seguindo o conteúdo do post anterior em que vos falei da possibilidade que o Facebook gera para vender produtos mas não serviços, hoje venho falar/explicar de que forma uma empresa de serviços pode "alimentar" a sua página numa rede social com o intuito de vender mas não directamente.

Como expliquei antes vender um produto é totalmente diferente de vender um serviço. Um produto é palpável, o cliente sabe que vai receber um objecto em troca do pagamento que vai fazer, mas um serviço de consultadoria, por exemplo, já não é assim e então de que forma podemos vender esse serviço, fazer chegá-lo até ao cliente através do Facebook?

Primeiro que tudo há que reconhecer que o objectivo não é vender o serviço, mas sim dar a conhecê-lo. O que vamos fazer é gerar comunicação com ele, falar com os "amigos" sobre ele, sobre experiências, mostrar clientes, o escritório, eventos... mas nunca vamos dizer-lhe: compra! custa x! 

Enquanto que para vender uma caneta o que tem de fazer é apenas mostrá-la e explicar a sua utilidade ao cliente, no serviço o que tem de mostrar é experiências anteriores, o espaço onde presta o serviço, portfólio.

E é precisamente de portfólio que vamos fazer o Facebook de uma empresa de serviços. Organizámos álbuns de fotos com o que já aqui falei (experiências anteriores, clientes, eventos, fotos da empresa, colaboradores...) e depois nos conteúdos de texto que publicámos o que fazemos é simplesmente abordar o tema em que trabalhámos. Não precisamos de publicar constantemente "a nossa empresa faz isto ou faz aquilo, consulte-nos", podemos publicar notícias sobre a área de negócio onde estamos inseridos ou sobre algum tema que esteja relacionado com a empresa, relatar um pouco sobre trabalhos que estejam relacionados que possam ser divulgados ou outro conteúdo desde que ele seja sempre direccionado para aquilo que faz, que a sua empresa presta e para aquilo que os "amigos" que "gostaram" da sua página procuraram no momento em que clicaram nela.

Pode inclusive direccionar clientes ou potenciais clientes para a sua página no facebook, "visite-a e veja um pouco daquilo que temos feito, é o nosso portfólio online".

É desta forma que uma empresa de serviços pode e deve encarar a sua presença numa rede social, não trabalhar a venda directa, não pedir que lhe comprem serviços, mas sim mostrá-los, criar sociedade, relação com o "amigo", partilhar o que faz, dar notoriedade, mostrar experiência.

Pode ainda aproveitar esta estratégia e segui-la também no Pinterest

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segunda-feira, 25 de junho de 2012

Facebook: para vender ou não?

segunda-feira, 25 de junho de 2012
Muito se discute, entre especialistas das redes sociais, a verdadeira funcionalidade que pode ter o Facebook para as empresas. Alguns defendem que o Facebook não serve para vender outros defendem que sim é possível fazer vendas através do Facebook.

Mas vender o quê? Será que tudo é vendável através desta Rede Social? Como?


É preciso desmistificar isto, é mais simples do que se pensa e basta olhar alguns casos práticos. Com o tempo e com a gestão de algumas páginas nesta rede tenho vindo a perceber a diferença entre a possibilidade de vender ou não. A verdade é que o Facebook não serve para vender Serviços, algo que não é palpável/vísivel/fotografável. Muitos esquecem que uma das principais e mais funcionais aplicações do facebook é a partilha de fotos, logo o que se quer vender tem de ser fotografável e real. Portanto torna-se dificil vender, por exemplo, um serviço de consultadoria, explicações, contabilidade... mas a questão inverte-se quando se vai vender um produto que alguém pode comprar e receber na sua casa, com comodidade e a um custo mais baixo. É isso que o consumidor procura nesta rede social.

A elevada taxa de desemprego no nosso país veio gerar um fenómeno de criatividade até antes impensável. A percentagem daqueles que começaram a dar asas à sua imaginação criando produtos novos, artesanais e únicos é cada vez maior e o Facebook tem sido a principal plataforma de vendas para estes criadores. Portanto é possível vender através do Facebook. Eles colocam fotos, preços, dão possibilidade de escolha ao cliente, cobram-se ou não de Portes de Envio, dão comodidade ao acto de pagamento, falam com os clientes através de mensagem, comentários ou e-mail, estão perto do cliente e depois no fim, o cliente recebe em casa um produto, tal e qual como o que viu na imagem, sem ter saído de casa, e no fim ainda vai dar um feed-back na página, cria uma relação próxima com o criador, até partilham fotos, vão conversando e geram assim o principal produto do Facebook (Amizade) unindo ao Comércio que ele pode gerar. 

Aquilo que concluo é que esta relação Criador-Facebook-Consumidor é quase muito próxima da relação que criámos com o Comércio Local, conhecemos o Sr. da Loja da Fruta, comprámos porque ele é simpático, vende fruta deliciosa, conhece-nos, sabe o nosso nome e até é perto de casa. O mesmo acontece com as vendas de produtos através do Facebook. É claro que como em todo o tipo de negócios, este também precisa de uma estratégia, boa comunicação e imagem para vencer no mercado, mas mais claro ainda fica que são cada vez mais aqueles que compram no facebook e aqueles que vendem, contrariando qualquer opinião acerca disto.

Vender Produtos no Facebook? Sim.
Vender Serviços no Facebook? Não.

Mas como fazer então nas páginas de empresas que prestam serviços? Falarei num próximo Post.



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